A Corteva Agriscience esteve presente na décima edição da Agroglobal 2025, nos dias 9, 10 e 11 de setembro, dividida entre os campos de ensaio na Quinta da Alorna e o stand no CNEMA. Com um forte enfoque na agricultura, apresenta no evento soluções integradas nas áreas de sementes, proteção de culturas e produtos biológicos.
Na área das sementes, sob a marca Pioneer, a Corteva destacou duas demostrações com variedades de milho: apresentaram dois ensaios com sementeiras realizadas entre os dias 16 e 22 de maio. Um ensaio de milho forrageiro, com uma área de 7 hectares e quatro variedades representativas do mercado, e outro, de milho para grão com 4 hectares, onde estão incluídas seis variedades, incluindo novidades no segmento de qualidade do grão.
Corteva teve o prazer de apresentar em primeira mão um novo herbicida no âmbito da proteção de culturas, Lortama. Tem uma ampla janela de aplicação, excelente compatibilidade em misturas, elevada seletividade, sem limitações na rotação de culturas e, além disso, oferece uma gestão de resistências mais eficaz graças ao ativo Rinskor™. Tem vindo a ser testado em num campo semeado com sementes Pioneer na propriedade da Quinta da Alorna.
"Lortama, a nova solução para o controlo das infestantes mais importantes do milho que será lançado em 2026".
Além disso, realizou-se um percurso nos campos demostrativos para ver as principais soluções do catálogo de herbicidas do milho: Hector, para o controlo de folhas largas e milhãs em pós-emergência precoce; Emir, solução versátil com ação em pré e pós-emergência; e Dragster, reforço para o controlo do milhãs e infestantes de folhas largas difíceis.
Nestes campos demostrativos, foram aplicados os produtos entre as duas e quatro folhas do milho, com infestantes em estádios iniciais, para garantir a máxima eficácia.
“O momento da aplicação é crítico. Quanto mais cedo conseguirmos controlar as infestantes, mais recursos estarão disponíveis para o milho, potenciando o seu desenvolvimento.”
A Corteva apresentou também um ensaio na cultura da batata, combinando proteção química e soluções biológicas. O fungicida Zorvec Entecta, com um novo modo de ação e com carácter preventivo, curativo e anti-esporulante, é a principal aposta na luta contra o míldio. Uma solução sistémica e de rápida absorção.
Além do Zorvec, também foi aplicado o SullicaB, um biofertilizante à base de quatro estirpes de Bacillus spp. e com múltiplas funções agronómicas. O SullicaB fixa azoto, solubiliza fósforo e potássio, e induz a produção de auxinas, promovendo um sistema radicular mais desenvolvido. Também cria um biofilme à volta das raízes, ocupando espaços que podem ser porta de entrada para algumas doenças.
Este biofertilizante foi aplicado em três momentos, totalizando 30 litros por hectare. Nos ensaios de batata realizados na Península Ibérica, verificámos aumentos na produtividade, maior número de tubérculos com calibres mais homogéneos e, portanto, mais batatas comercializáveis.
A grande novidade para 2025 é a extensão do SullicaB à cultura de milho. Este ano, pela primeira vez em Portugal, começámos a testar o SullicaB em milho aqui na Agroglobal e os visitantes puderam ver os resultados diretamente no campo.
No âmbito da Agroglobal, um dos encontros mais relevantes do setor agrícola, a Corteva quis comemorar um marco muito especial: os 100 anos da Pioneer, um século de inovação e compromisso com os agricultores. Para tal, foi instalado um stand no Centro de Exposições que se tornou um ponto de encontro imprescindível para todos os participantes.
O espaço foi pensado para que agricultores, técnicos e profissionais do setor pudessem conhecer em primeira mão as nossas soluções, e, inclusive, partilhar experiências e preocupações com a nossa equipa.
Para celebrar, o stand incorporava um photocall comemorativo inspirado nos 100 anos da Pioneer, onde os convidados podiam levar uma lembrança do evento.
A presença da Corteva na Agroglobal não só reforçou o seu compromisso com a inovação e o apoio ao agricultor, mas também valorizou a trajetória da Pioneer, uma marca que tem estado ao serviço do campo e de quem o torna possível durante um século.